AÇÃO COMUNITÁRIA PREPARANDO PESSOAS PARA A VIDA

FAÇA A SUA DOAÇÃO AGORA

Fique por dentro dasinformações e notícias sobrea Ação Comunitária e o universo dos jovens.

faça a sua doação,colabore Conheçatodos osprogramas.

Formação continuada de professores tem baixa eficácia no Brasil

Estudo aponta que 70% das atividades de formação continuada não apresentam bons resultados

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ayrton Senna em conjunto com The Boston Consulting Group com mais de 3 mil professores, gestores e especialistas, aponta que a ampla maioria das iniciativas governamentais de formação continuada para o aperfeiçoamento profissional de professores não tem apresentado bons resultados.

Os cursos de formação existentes, voltados a professores que já lecionam, têm dificuldade de focar nas questões práticas da sala de aula e do dia-a-dia escolar, restringindo-se muitas vezes apenas a uma teoria distante da realidade. Outros obstáculos dizem respeito também ao déficit de professores na rede pública e a falta de ofertas de iniciativas de capacitação na grande maioria das cidades.

Especialistas afirmam que a tutoria de professores mais experientes, a formação de ingressantes e a observação crítica na sala de aula são os itens que apresentam melhores resultados, mas que, no entanto, são os menos aplicados no país.

A pesquisa aponta alguns obstáculos para a melhoria das iniciativas: cursos de curto prazo que têm como consequência resultados superficiais; carência de incentivos formais; escassez de tempo dos profissionais; baixa aplicabilidade das propostas; falta de alinhamento das ações com o plano de carreira dos docentes e alta rotatividade.

Os resultados mostram que a maior eficiência dos programas acontece dentre os profissionais recém-chegados, que apresentam maior abertura para novos aprendizados e potencialidades para estimular mudanças. 

Compartilhar Curtir Voltar

Confira reportagem do SPTV com a Ação Comunitária

Curso Profissionalizante de Garçom e Garçonete é destaque no SPTV. 

Famílias que Educam: um dos novos projetos incentivados disponíveis para aporte

A Ação Comunitária já está em período de captação de recursos para seus três novos projetos incentivados. Clique aqui e saiba mais.

Programa Preparação Para o Trabalho forma turmas em oito entidades!

O mês de dezembro foi um período de celebração também para as turmas que concluíram o Programa Preparação Para o Trabalho, que visa incluir os jovens no mercado através de uma formação pessoal, profissional e social. 

Confira a nova edição do Jornal Jovem F5

Em dezembro de 2013, foi lançada a nona edição do Jornal Jovem F5, que há cinco anos tem seu conteúdo produzido inteiramente por jovens do Programa Preparação Para o Trabalho (PPT) da Ação Comunitária.